The transcription is an announcement for a radio program called "Nos Caminhos de Assis" which focuses on the spirituality of Saint Francis. It features interviews, prayers, and discussions about devotion to the Sacred Heart of Jesus and the Immaculate Heart of Mary. The guest, Frei Josenberg, discusses the origins and significance of these devotions. He emphasizes the importance of imitating the hearts of Jesus and Mary in our own lives. The program also encourages listeners to send in their intentions and participate in the discussion.
Atenção Rede, em 5 segundos, programa Nos Caminhos de Assis. Nos Caminhos de Assis. A partir de agora, acompanhe o programa Nos Caminhos de Assis e levando-o para as raízes da espiritualidade franciscana. Apresentação, Prades Franciscanos do Convento São Boaventura. Apresentação, Prades Franciscanas do Convento São Boaventura. Por onde eu ando, sinto pra te vencer. Em todos os lugares, está sempre certo de mim. Em minhas escolhas, vens me iluminar. Como posso te deixar, se mesmo quando eu erro, vens me amar? Me ajudas a acertar e na tua direção caminhar.
Como seria minha vida, se as tuas mãos não estivessem sobre mim? Como seriam os meus sonhos, se o teu Espírito não habitasse em mim? O teu amor me envolve, o teu amor me protege. É no meu corpo o segundo, o melhor lugar de estar é no teu coração. Sagrado coração. Coração. Sagrado coração. Por onde eu ando, sinto tua presença. Em todos os lugares, está sempre perto de mim. Em minhas escolhas, vens me iluminar. Como posso te deixar, se mesmo quando eu erro, vens me amar? Paz e bem, com Francisco e Clara, nos caminhos de Assis.
Seja muito bem-vindo, meu irmão, minha irmã que nos acompanha no nosso programa semanal aqui de Espiritualidade Franciscana. Nós, os frades do Convento de São Boaventura, daqui de Campo Largo, estamos muito felizes com a sua audiência, com a sua presença e também com a sua participação. Eu sou o Frei Samuel Amaral. Paz e bem, eu sou o Frei Gilberto Silveira e nós estamos aqui na Rádio Construtiva com o Alexandre Gamas, que é quem nos auxilia na transmissão do nosso programa.
Hoje ainda nós vamos contar com uma entrevista pra lá de especial com o Frei Josenberg Cardoso Aranha, ele que é guardião hoje da nossa casa do noviciado em Rodeio Santa Catarina. Não percam! Junto conosco também estará o Frei Xandão, com as suas curiosidades que vão deixar a gente de boca aberta, o Frei Almir Guimarães, com o seu Minuto Família, o Francisco Nascimento, com as piadas na Hora das Artes e muito mais. Não percam! Fiquem conosco! Sejam, então, todos muito bem-vindos ao nosso programa Nos Caminhos de Assis.
Nós queremos mandar um abraço mais que especial para a Rádio Web Ouro Branco em vertente do Lério, Pernambuco. Nosso abraço especial vai para o Fábio e para a Fátima e para a Rádio Web Alcobaça, na Bahia. Nosso abraço especial, então, para todos vocês que nos ouvem através das ondas dessa casa. Eu lhe desejo um bom fracasso e um coração vazio. E a gente também gostaria de mandar um abraço a você que nos acompanha pela Rádio Brasil Católico no Youtube e também por todos vocês que estão nos acompanhando no nosso programa, já estão mandando suas mensagens através do nosso Youtube, da Rádio Construtiva e também do nosso Facebook, do Convento São Boaventura, daqui de Campo Largo.
E também não deixa de participar, mandando aquele, o seu oi, o seu abraço, a sua intenção, também no nosso WhatsApp. O nosso número é 4132916000. Você que nos acompanha pelo Youtube ou pelo Facebook, anota aí, está na tela. 4132916000. Mande sua mensagem, mande o seu pedido de oração e no final do nosso programa a gente reza com você e agradece, dando o seu oi, a sua participação. Como, por exemplo, a Nail de Amaral, que está lá do Rio de Janeiro, o João Valdemir de Galvão, Santa Catarina, o Antônio Amaral, a Isabel Carpe, Cristina Carpe, que nos acompanham através do nosso Facebook, do nosso...
e a internet Silvestri, né? Que nos acompanham através do nosso Facebook, do nosso Convento São Boaventura. Mas não é só aqui não, tem outros lugares, né Fredilberto? Exatamente. Também você pode mandar a sua mensagem, a sua interação, através do nosso Youtube, do Youtube da Rádio Web Construtiva. Lá nós já recebemos o bom dia da Aparecida Gamas, da Marli Evangelita, também lá de Nilópolis, e também pelo nosso WhatsApp. Nós já recebemos aqui o bom dia da Dona Marli do Rocio, que todos os dias está aqui conosco, e para ela também o nosso abraço, e junto dela a OFS aqui da nossa região de Campo Largo.
Nosso abraço aí para o Sebastião Abraão, que também manda mensagem sempre para nós através do Assis App. Sejam todos muito bem-vindos nos caminhos de Assis. E juntos, nesse momento, possamos nos unir em oração, pedir que a Deus possa nos abençoar neste dia, e também considerar a Santa Igreja novas vocações. Ó Glorioso Deus Altíssimo, que em Vosso Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo chamastes nosso Pai Francisco a viver o Evangelho, concedei a nós, frades menores, a graça de sermos perseverantes à vocação à qual fomos chamados por Vós, e que livremente desejamos abraçar.
Nossa vida e missão sejam capazes de exprimir a beleza e a profundidade da proposta encarnada por nosso seráfico Pai, e que permanece a cativar homens e mulheres de diferentes culturas, sociedades e religiões. Nosso testemunho seja capaz de fazer brotar no coração da juventude de nosso tempo as sementes da vocação franciscana que Deus continua a lançar nos corações. Que cada irmão cresça na consciência e na responsabilidade de ser um continuador da vida evangélica encarnada por Francisco, e um animador vocacional por excelência.
Concedei-nos criatividade e ousadia para celebrarmos com entusiasmo o jubileu dos oitocentos anos de nossa regra. E que Maria Santíssima, Mãe e Rainha da Ordem dos Menores, junto com São Francisco, Santa Clara e Santo Antônio Galvão, sejam intercessores junto a Vós para que possamos viver, celebrar e levar a bom termo este tempo da graça que começamos a viver. Amém. Rádio Construtiva, uma rádio de conteúdo humano. O Papa Francisco, com muita sabedoria e autoridade, como chefe da igreja, nos ajuda na nossa caminhada de fé junto de Jesus Cristo.
Nós vamos ouvir agora o programa Diálogos com o Papa Francisco, com o Frei Roger Estrapazón. Diálogos com o Papa Francisco. Aurora Igreja, em saída. Paz e bem, meu amigo. Paz e bem, minha amiga. Estamos dialogando com o Papa Francisco, e neste dia que trazemos memória da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, gostaria de trazer uma mensagem que o Papa proferiu lá na Capela de Santa Marta, em ocasião desta festa no ano de 2018. E ele nos afirma que não somos nós que amamos Deus, mas a Ele que nos amou por primeiro.
É Ele o primeiro a amar. Deus é assim, sempre por primeiro. Ele nos espera por primeiro, nos ama por primeiro, nos ajuda por primeiro. Como que Deus manifestou amor? Com as grandes coisas? Não. Ele se rebaixa, se rebaixa e se rebaixa com estes gestos de ternura e de bondade. Faz-se pequeno, aproxima-se, e com esta proximidade, com este rebaixamento, Ele nos faz entender a grandeza do amor. O grande deve ser entendido por meio do pequeno. Quando Jesus nos quer ensinar como deve ser a atitude cristã, nos diz poucas coisas.
Nos faz ver aquele famoso protocolo sobre o qual todos nós seremos julgados. E o que nos diz? Não diz, eu creio que Deus seja assim, entendi o amor de Deus. Não, não. Eu fiz o amor de Deus em pequenas coisas. Dei de comer ao faminto, dei de beber ao sedento, visitei o doente, o detento. As obras de misericórdia são justamente a estrada do amor que Jesus nos ensina em continuidade com este amor de Deus grande. Com este amor sem limites, que se aniquilou, se humilhou em Jesus Cristo.
E nós devemos expressá-lo assim. Portanto, não são necessários grandes discursos sobre o amor, mas de homens e mulheres que saibam fazer essas pequenas coisas por Jesus, para o Pai. As obras de misericórdia são a continuidade deste amor que se rebaixa, chega a nós e nós levamos adiante. Assim é o coração de Jesus. Um abraço meu irmão, um abraço minha irmã, e até a próxima Dialogando com o Papa Francisco. Paz e bem. Diálogos com o Papa Francisco Por uma igreja em saída Você está ouvindo o programa Nos Caminhos de Assisto.
Assisato, o WhatsApp do Caminho de Assisto. O nosso programa já começou e você pode mandar para nós a sua mensagem, mande para nós a sua intenção para hoje, para o que você quer rezar, que nós colocaremos hoje diante do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, que nós celebramos também no dia de hoje. Nós pedimos que você mande a sua mensagem através do nosso Assisat, ddd41-3291-6000 ddd41-3291-6000 Há também aqueles que nos acompanham pelo Facebook do Convento São Boaventura, nosso Facebook Convento São Boaventura.
Aqueles que querem acompanhar através do Youtube, nós estamos na Youtube da Rádio Construtiva. Então aqueles que quiserem nos acompanhar, mande para nós a sua mensagem, a sua intenção para a celebração de hoje e interaja conosco ali nos comentários. Nós já tivemos recebendo algumas mensagens agora pela manhã, agora também nós já recebemos da Edinalva Pives, que também nos acompanha. No nosso Facebook nós temos algumas interações que o Fray Samuel vai ler aqui para nós. Também quem mandou um abraço para a gente agora foi a Sandra Regina Brugge, a Isabel Cristina Carpe, a Lia Guedes e o Renato Rodrigues Gonçalves.
Também temos a interação do João Valdemir, Patinho, Antônio Amaral, Isanete Silvestri e Anailde Amaral. Sejam mais uma vez bem-vindos e não deixem de mandar sua mensagem para a gente participar juntos e continuar nesse nosso programa com alegria, com a participação e também com a intenção sua para a gente rezar juntos. Tá bom? E é o nosso programa do Caminhos de Assis. Volta já, já! Os Caminhos de Assis. Volta já! Rádio Construtiva Com a Rádio de Conteúdo Queremos saber a sua mensagem? Faça o seu pedido de oração, comentários, perguntas.
WhatsApp. O WhatsApp é 41-3291-6000. WhatsApp. O WhatsApp do Caminhos de Assis. Rádio Construtiva Um lugar de paz no meio da natureza e propício para momentos de espiritualidade e formação. Venha conhecer o convento franciscano San Boaventura, localizado na Rua Aldeia Franciscana, em Campo Largo, Paraná. Um lugar simples, onde os freis estão sempre de braços abertos para acolher quem chega. Ali você também poderá contribuir para a formação de novos frades, adquirindo velas ornamentais ou litúrgicas, feitas pelos freis.
O convento acolhe visitantes individuais, famílias e grupos. Marque uma visita. Para mais informações ligue 041-3291-6000 ou acesse nossa página no Facebook. Convento Franciscano San Boaventura. Tudo tem o seu lado positivo. Aproveite este momento para rever os seus valores. Temos a oportunidade de sermos pessoas melhores. Cuide da sua mente. A espiritualidade é muito importante. Alimente a sua alma com a palavra de Deus. Tenha fé. Rádio Construtiva. Uma rádio de conteúdo humano. Pelos assinativos ou pelos trajes que você ouve.
A Rádio Construtiva. Uma rádio de conteúdo humano. Programa Nos Caminhos de Assis. Pílula Franciscana. A mensagem do dia. Nós vamos ouvir agora, então, uma pílula franciscana, um trechinho lido pelo Frei Francisco Barbosa, da espiritualidade de São Francisco de Assis. Ouçamos. Este é o programa Nos Caminhos de Assis. Entrevista. Nos Caminhos de Assis. E hoje a nossa entrevista está muito especial, porque temos um convidado que vem direto lá do noviciado São José, lá em Rodeio, Santa Catarina.
A gente vai falar com o guardião do noviciado, né? O Frei Josenberg, que vai nos ajudar a conhecer um pouco mais sobre as devoções ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Frei Josenberg, seja muito bem-vindo ao nosso programa. Paz e bem, confrades. Paz e bem, caros ouvintes da Rádio Construtiva. Então, eu sou o Frei Josenberg, franciscano da Ordem dos Frades Menores, da província franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Apesar de ser da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, atualmente, na Missão Franciscana, resido em Rodeio, Santa Catarina, num convento que a gente chama de noviciado, que é a etapa onde os jovens que querem ser franciscanos, pela primeira vez, vestem o hábito e vivem o ano da aprovação, provando de forma mais radical o que é ser a nossa vida.
E, desde já, também convido todos a rezarem pela vocação dos nossos novícios. Frei Josenberg, eu gostaria que o senhor contasse para nós como que surge, quando que surge essa devoção ao Sagrado Coração de Jesus e porque nós dedicamos o mês de junho a essa devoção. Olha, na verdade, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, embora não exatamente com este nome, mas a devoção ao Coração de Cristo, de Nosso Senhor, ela é muito antiga, porque já os primeiros padres da Igreja, na época que nós chamamos de Patrística, já escreveram sobre teologias do simbolismo e do significado da lança que transpassa o Sagrado Coração de Jesus na cruz, o sentido do Sagrado Coração já é muito antigo e a sua devoção também.
Mas é somente no século XVII, que após uma visão de Santa Margarida Maria Lacoque, que aparece para ela esse coração em chamas e algumas promessas. E é interessante perceber o contexto em que aparece essa visão, onde a heresia do jansenismo estava muito forte. E o jansenismo é uma heresia em que prega o medo, em que a maioria das pessoas são tão pecadoras que já estão condenadas à morte, ninguém seria digno nem de comungar e somente pouquíssimas pessoas verdadeiramente seriam os salvos.
Os demais, todos, já seriam, de certa forma, considerados indignos. Então, isso fazia do cristianismo, estava fazendo, na verdade, do cristianismo, uma religião de tristeza. Então, o que acontece com esta visão? É percebido a humanidade do Sagrado Coração de Jesus que pulsa e que queima em chamas de amor capaz de amar toda a humanidade. E fazendo orações de reparações ao seu coração, que é, de certa forma, agredido pelos nossos pecados, através dessas orações desagravos e devoções ao Sagrado Coração de Jesus, podemos, como nós rezamos na ejaculatória, fazer do nosso coração semelhante ao coração de nosso Senhor.
E aí, essa festa se torna festa, na verdade, instituída pela igreja, pelo Papa Pio XI, no ano, se eu não me engano, 1856, que, então, é instituída a festa litúrgica ao Sagrado Coração de Jesus e, posteriormente, também, incentivada através de várias encíclicas, que os países consagrem a suaração ao Sagrado Coração de Jesus. E, na verdade, todo mês de junho é dedicado ao Coração de Jesus, sobretudo por dois motivos. O primeiro, pela própria aparição, a Santa Maria Margarida Alarcoque, que foi no dia 16 de junho, e um mistério tão grande quanto esse amor do Sagrado Coração de Jesus não cabe em um dia.
Então, todo mês é dedicado para que nós possamos, através das nossas devoções, fazer o possível para transformar o nosso coração semelhante ao próprio coração de nosso Senhor. Frei, a gente gostaria também de saber qual é a sua relação com o Sagrado Coração de Jesus. Inclusive, a gente ficou sabendo que o Senhor é muito devoto a essa devoção. Sim, sou devoto do Sagrado Coração de Jesus. Meus pais são do apostolado da oração, que nutrem também grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
E o próprio lema da minha ordenação sacerdotal é a expressão Sursum Corda, que significa corações ao alto, que está presente no diálogo que inicia o prefácio da oração eucarística na Santa Missa. Essas palavras são um convite para elevar o nosso coração a Deus, que é fonte de todas as coisas, e assim termos um coração novo, conformado ao coração, daquele que é manso e humilde o coração. Então, diante de um mundo em que abandona Deus, colocando o homem no centro de tudo, elevar o coração ao alto é um ato de decisão pelas coisas santas.
É desejar ter um coração em brasa, dentro de chamas de amor, como ardeu o coração do serafico pai São Francisco de Assis. Assim desejou o São Francisco no Monte Alverne. Sentir o mesmo amor de nosso Senhor na cruz. Em sua Carta a Toda Ordem, ele escreve Vê de irmãos a humildade de Deus e derramai diante dele os vossos corações. Humilhai-vos também, vós, para sertes exaltados por ele. Então, nesse sentido, a minha devoção sagrada ao coração de Jesus está nesta intimidade de imitar o coração de Cristo na minha própria vida, ter o meu coração conformado ao coração de nosso Senhor, e, através disso, levar outras pessoas a terem os seus corações abrasados em chamas de amor, e elevar os corações de toda a humanidade, de todas as pessoas que eu puder ter contato, inclusive o meu, ao coração de Deus, lá no céu, aonde a serpente não pode morder o nosso calcanhar.
Nós temos uma memória móvel no calendário litúrgico, que é o Imaculado Coração de Maria, que esse ano coincidiu de cair um dia após o Sagrado Coração de Jesus. Eu gostaria que o Senhor dissesse para nós se existe alguma relação entre essas duas devoções, o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria. A devoção e a discussão teológica do Imaculado Coração, da Virgem Santíssima, também é antiga. Os santos padres já se debruçaram sobre esta questão, porque no Evangelho aparece o coração da Virgem.
Ao dizer, São Lucas, ao escrever, Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração, guardava todas essas coisas no silêncio do seu coração, então o coração da Virgem já aparecia e foi dando sentido e significado a este coração. O coração da Virgem aparece, sobretudo, pela virtude da pureza, da máxima pureza, e também na dimensão do sofrimento, em que ela assemelha o coração ao próprio coração de Cristo. Então o coração de Cristo foi transpassado pela lança, e naquele momento o coração de sua mãe também foi transpassado pela dor do sofrimento.
A Virgem dolorada, a mãe das dores. Mas então, pensando na relação, enquanto o Sagrado Coração de Nosso Senhor é a fonte do amor ardente de que Deus tem por nós, pela humanidade, o coração Imaculado da Virgem Santíssima é então o exemplo do coração humano que pode mais amar a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ninguém, certamente, amou mais a Nosso Senhor neste mundo do que a sua própria mãe, a Virgem Maria Santíssima. Então o seu coração também é a fonte do amor ardente a Deus.
Então o seu de Cristo é a fonte do amor à humanidade, do amor de Deus por nós. O coração da Virgem Maria é o coração do amor ardente a Deus, a Nosso Senhor Jesus Cristo. Frei, nós já estamos nos aproximando do fim da nossa entrevista. A gente agradece muito a sua participação, a sua disponibilidade em estar aqui conosco. E a gente gostaria de saber se o Senhor gostaria de deixar alguma mensagem, algum recado para os nossos ouvintes.
Muito bem, então como mensagem final, eu gostaria de que todos pudessem, nas suas orações, de fato desejar ardentemente ter o coração ao alto e abandonar as felicidades terrenas e passageiras, abraçar a verdadeira felicidade, a felicidade duradoura e eterna, porque é para sempre, para a vida eterna, usufruindo do bem que se deseja, porque onde está o teu tesouro, lá também está o teu coração, como escreve São Mateus no capítulo 6, 21 das Sagradas Escrituras. Deus nos amou por primeiro e seu amor por nós é imenso.
Então, percebendo até essa realidade, o próprio São Francisco chora e reza ao mesmo tempo, dizendo o amor não é amado. Então, tentemos amar este amor que é o próprio coração de Jesus e metemos em nossas vidas o sagrado coração de Nosso Senhor para que possamos juntos alcançar o céu. Mas para isso é preciso, de fato, abandonar as felicidades deste mundo. Não que é proibido ser feliz, mas que nós não nos apeguemos na felicidade deste mundo, pois a nossa felicidade está no céu, é a vida eterna, é a visão beatífica, é contemplar Deus face a face, é a nossa salvação.
Por isso, elevemos o nosso coração a Deus lá nos céus. E eu deixo então o meu abraço, o meu agradecimento à Rádio Construtiva, aos confrades que me convidaram para esta entrevista e a todos os ouvintes o meu abraço e os votos de uma feliz festa do sagrado coração de Jesus e paz e bem. Eu sou um frágil amor de homem humilhado Quero falar de um amor apaixonado Com dor carrega nossos pecados Sendo rei me torno esclavo Fogo de amor poderoso Salvador humilde, fiel, silencioso Amor que abre seus braços e acogida Quero falar do caminho para a vida Coração paciente, amor ardente Quero falar de quem quer ver-se à morte Quero falar de um amor generoso Que aceita e amora a todos Buscandonos todo o tempo Esperando a resposta ao encontro Amor que abre seus braços e acogida Quero falar do caminho para a vida Coração paciente, amor ardente Quero falar de quem quer ver-se à morte Quero falar de um amor diferente Vigioso, inclausível Amor que me entrelaça Quero falar do coração de Jesus Amor que abre seus braços e acogida Amor que abre seus braços e acogida Quero falar do caminho para a vida Coração paciente, amor ardente Quero falar de quem quer ver-se à morte Amor que abre seus braços e acogida E você ouviu a canção ao coração de Jesus de Cristóvão Fones Amor ardente Quero falar de quem quer ver-se à morte Você está ouvindo o programa Nos Caminhos de Assis Assis App, o WhatsApp do Caminho de Assis E a gente quer mandar um grande abraço a você que nos acompanha pela Rádio Web Padre Pio da cidade de Timóteo, Minas Gerais Um abraço especial ao Carlos A Rádio Web Coração de Jesus de Valparaíso, Goiás Para o Marcelo Torres Também pela paróquia do Sagrado Coração de Jesus que está celebrando Passou ontem e hoje celebrando festa do Sagrado Coração de Jesus E a Rádio Princesa Web de Rio Verde, Goiás Com a ajuda do Silvaldo Alves E também não posso deixar de agradecer a você que está nos acompanhando Pelo Facebook, pelo Youtube e pelo nosso Assis App Você manda sua mensagem, a gente lê aqui ao vivo, a gente reza com você Então faça como o Renato, a Araceli, a Lilian Aparecida A Lia Guedes, ao Anailde, ao Antônio A todos que estão participando do nosso programa E também pelo nosso Youtube da Rádio Construtiva Já tivemos aqui algumas mensagens A Edinalva Pires já mandou as suas intenções A Marília Evangelista também já deixou as suas intenções Nós pedimos então que quem nos acompanhe Deixe para nós as suas intenções que em breve nós vamos estar rezando por vocês Nos Caminhos de Assis, a Espiritualidade Transfuscana Rádio Construtiva Uma Rádio de Conteúdo Humano Queremos saber a sua mensagem Faça o seu pedido de oração, comentários, perguntas Assis App O Assis App é 4132916000 Assis App, o WhatsApp do Caminho de Assis Rádio Construtiva Você pode navegar na internet com a companhia especial de Francisco e Clara de Assis Acesse franciscanosrondinha.com.br E acompanhe vídeos, notícias, entrevistas e outros conteúdos que vão lhe aproximar da espiritualidade franciscana Conhecendo mais sobre São Francisco e seus ensinamentos Você também se torna um construtor da paz e do bem franciscanosrondinha.com.br São Francisco e Santa Clara, presentes com você na internet Rádio Construtiva Pelos aplicativos ou pelos sites que você ouve A Rádio Construtiva Uma Rádio de Conteúdo Humano Deus te salve, Maria Sagrada Maria Senhora do nosso caminho Todas as fias de graça Chamada entre todas pra ser A mãe de Deus O Senhor é contigo E tu és a serva Disposta a cumprir a missão E bendita te chamam Bem-aventurada Tu és a escolhida de Deus E bendito é o fruto que cresce em teu ventre O Messias do Coro de Deus A quem tantos esperamos que nasça Pra ser nosso rei Maria, eu olhei para o céu Pensando em uma nuvem que eu possa encontrar E ao fim te encontrei num presente Entregando a vida a de seu Salvador Maria, eu quis te sentir Entre tantos milagres que contam de ti Ao fim te encontrei no caminho Em uma mesma vereda que eu Tu tinhas teu corpo casado Um menino em teus braços Dormindo em paz Maria, mulher Que oferece a vida sem fim Tu és Santa Maria De Nossa Senhora Coitada de nosso Senhor Tu és a mãe de Deus Minha mãos alterna E mãe de todo homem e mulher E pedimos que roubes por todos teus filhos Filhos perigosos Vão nos matar Deixe agora seu dia final Deixe peregrinar Maria, eu olhei Com a imagem de termina Descida em mãos de luz Ao fim te encontrei dolorosa Chorando, chorando de fé Maria, eu quis te sentir Entre tantos milagres que contam de ti Ao fim te encontrei no caminho Em uma mesma vereda que eu Nós acabamos de ouvir Deus te salve Maria do Pablo Coloma Hora das artes Uma dose de bom humor sempre faz bem pro nosso dia a dia Nós vamos ouvir agora o Francisco Nascimento com mais um Hora das Artes Bom dia, fale bem a todos Senhor Antônio vai na farmácia logo de manhãzinha Ao chegar no balcão a farmacêutica pergunta O que é que está acontecendo Senhor Antônio? O senhor na farmácia a uma hora dessas? Será que está doente? Daí Senhor Antônio responde Ontem eu a vi no cemitério Por acaso você estava morta? Hora das artes Mais uma vez você que nos acompanha Não deixe de mandar sua intenção pro programa de hoje Nós estamos aguardando a sua mensagem através do nosso AztZap DDD 4132916000 DDD 4132916000 Ou então através do nosso Facebook Na página do Convento Franciscano São Boaventura Convento Franciscano São Boaventura E aqueles que quiserem deixar sua mensagem através do YouTube É Rádio Web Construtiva Ou Rádio Construtiva Você nos encontra também no YouTube Mande pra nós a sua mensagem Que nós estaremos rezando por vocês Até o final do nosso programa E a gente gostaria também de continuar Mandando um abraço a você Que continua interagindo com a gente Um abraço especial agora pro Frei Luiz Eduardo Lima Que a Luziclene Antônio Amarly Arcele Márcio Paulo Padilha Feliciana A Maristela Henning O Jaime Pereira A Elisanete Silvestrin A Rosângela Robarch João Valdemir E a Sionely Muinique Que nos acompanha E já curtiu aqui a nossa live No nosso Facebook Do nosso Convento Franciscano São Boaventura E a você que continua mandando a sua mensagem O seu grito de oração Daqui a pouco nós vamos rezar por você Não deixe de participar, né? A Lilia Aparecida também que mandou o seu bom dia O seu oi Faça igual a eles Mande sua mensagem Nos caminhos de ação A espiritualidade franciscana Rádio Construtiva Uma rádio de conteúdo Um rádio sem ouro Fazendo instrumento de força paz A conversa agora é com você Rapaz que já sentiu o desejo de seguir o exemplo de São Francisco E seguir a Jesus Cristo como frade franciscano Se você deseja conhecer um pouco mais a vida dos freios E quem sabe consagrar sua vida ao Evangelho Entre em contato conosco no e-mail Os freios vão ter muita alegria em responder a sua mensagem E lhe apontar o caminho do acompanhamento vocacional Ser frade franciscano é uma vocação de vida Que transforma e realiza Rádio Construtiva Uma rádio de conteúdo humano Tudo tem o seu lado positivo Aproveite este momento para valorizar o convívio O carinho, o que te enche de alegria Mas que algum dia você deixou de sentir Cuide dos seus Pelos aplicativos ou pelo site você ouve A Rádio Construtiva Uma rádio de conteúdo humano Curiosidades Franciscanas Nós voltamos então com o nosso programa Nos Caminhos de Assis e agora nós vamos diretamente para Guaratinguetá Ouvir do frade mais curioso da província Freixandão Você sabia? Freixandão e as curiosidades que vão deixar você de boca aberta Freixandão e suas curiosidades que te deixam de boca aberta Hoje vamos falar de uma doença a mais antiga do mundo Ela já existia no tempo de Francisco de Assis Aliás, foi a partir de um abraço num lebronzo Que Francisco mudou radicalmente de vida Aquilo que me era amargo se converteu em doçura de corpo e de alma Então, a doença mais conhecida, mais antiga do mundo é a Lepra Cujos primeiros registros datam de 1350 antes de Cristo Apesar da idade, um tratamento rápido e eficaz contra ela Só foi descoberto no início dos anos 80 Com o desenvolvimento da quimioterapia A moléstia é causada pela bactéria Microbacterium Leprae É o meu latim até que está funcionando E ataca principalmente os nervos e a pele Podendo causar deformações em estágios mais avançados Devido ao preconceito com o qual a doença é encarada O seu nome foi mudado em alguns países para Hanseníase A você meu amigo e minha amiga do rádio Aquele abraço, Freixandão Você sabia? Você sabia? Freixandão e as curiosidades que vão deixar você de boca aberta E você que nos acompanha pelas rádios parceiras A Rádio Missão Católica do Garrafão do Norte no Pará Ao Antônio Churandi Um abraço a todos os ouvintes da Rádio Missão Católica Da paróquia São Francisco de Assis O padre Luiz Maria e o diácono Ricardo Vocês que nos acompanham Muito obrigado pela sua participação Muito obrigado pela sua audiência Continue mandando a sua mensagem Continua participando com a gente E não deixa de mandar o seu pedido de oração A gente já está chegando quase no final do nosso programa E a gente já já vai exar por sua intenção Não deixa de mandar, tá bom? E a gente vai agora de música Com Missão de Paz O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará Quanta geração Dos filhos da rainha Que ouvem sua voz E consagram suas vidas Dobram os joelhos no chão E trabalham na construção O lindo melhor pra se viver O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará No final Mas quanta geração Dos filhos da rainha Que ouvem sua voz E consagram suas vidas Dobrem os joelhos no chão E trabalham na construção O lindo melhor pra se viver O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará No final O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará O Imaculado Coração Triunfará No final NOS CAMINHOS DE ATRIZ A EX-PRINCIPALIDADE FRANCISCANA Minuto Família com Frei Almir Ribeiro Guimarães Diretamente de Petrópolis Vem conosco falar hoje o Frei Almir Ribeiro Guimarães Com seu Minuto Família Vamos ouvir A FACE LUMINOSA DO SILÊNCIO Olá, meus amigos Hoje Eu gostaria de fazer algumas considerações A respeito do que Poderia ter como título A face luminosa do silêncio Há silêncios cruéis Que machucam O silêncio, no entanto, tem um lado luminoso Há ditados famosos a seu respeito Como esse Se a palavra é prata O silêncio é ouro Na verdade, em todas as culturas Podemos colher máximas A propósito do silêncio Silêncio Descrição que não grita pelos telhados Os defeitos e franquezas dos outros Que se abstém de imacular a honra dos outros Silêncio da paciência Que sabe que existe um tempo para falar E um tempo para calar Silêncio da prudência Que pesa as palavras E não emite julgamentos precipitados Silêncio da compaixão Que demonstra mais por atos Do que por falas Uma afeição sincera Por alguém ferido no coração e na cara Silêncio da humildade Que reconhece os limites da razão Da inteligência humana E aceita abrir-se para uma outra luz Na tradição da igreja Os monges do deserto Os homens e mulheres espirituais Consagraram Consagram, espero Longos capítulos ao silêncio Como condição necessária Para ouvir a voz do mistério O silêncio externo e interno Pode ajudar a meditar A olhar as coisas com distância É bom encontrar a Deus no silêncio A graça de Deus pode romper Mais no silêncio E muito pouco Na agitação do corpo, da voz, dos sons O barulho pode nos amortecer Será que valeu a pena essa nossa conversa A respeito do silêncio Na hora do almoço? Alguns vão dizer Não, podia ter escolhido outro tema Não, atenção Graças por sua atenção Nos encontro, queremos Deus No espírito de oração e devoção Frades Franciscanos rezando com você e sua família Graças a Deus Nós chegamos então ao fim do nosso programa Nós estaremos lendo agora Algumas das intenções que vocês mandaram pra nós Através do nosso Facebook Através do nosso Youtube E também através do nosso ACISAP Nós recebemos aqui então Hoje da Marli do Rocio Que pede a oração Pela santificação do clero Quando nós celebramos O sagrado coração de Jesus É um momento propício Para rezarmos também pelos nossos sacerdotes No nosso Youtube Nós recebemos ali então A intenção da Aparecida Gamas Que reza pelo Papa Francisco Pelos bispos, sacerdotes e religiosos Pelos doentes No hospital ou que estejam em casa E também pelas famílias E pelos irmãos Em situação de rua A Ednava Pires Pede a oração pelo seu filho Carlos Eduardo E a Marli Evangelista Pede a oração pela sua irmã Madalena Cardoso Para o Eduardo Lima E para a sua prima Lurdinha A Marisa Taborda Pede a oração pela saúde Da sua tia Tereza Nós estamos também rezando por ela E todos aqueles que estão doentes Acamados ou se encontram nos hospitais A Isanete Silvestrin Pede a oração pelo seu filho Carlos Eduardo E pelas famílias E também pede pela saúde do Papa Francisco Que deve receber auto para estes dias Nós também pedimos e rezamos com vocês Nas intenções Que vocês trazem No coração de vocês Podemos lembrar também aqui A Nailde Amaral Que pede pelos enfermos, pelos irmãos em situação de rua E pela saúde do Papa Francisco Então nesse momento Rezaremos nas intenções Que foram colocadas para nós aqui E também por aquelas que vocês trazem No coração de cada um de vocês E nesse dia em que nós Estivemos celebrando O Sagrado Coração de Jesus E o Imaculado Coração de Maria Voltemos ao nosso coração Ao coração de Jesus Cristo Voltemos a nossa vida E nos consagremos ao Senhor Em nome do Pai, do Filho E do Espírito Santo Amém Sacratíssimos corações de Jesus E de Maria A vós me consagro assim como toda a minha família Consagramos a vós Nosso próprio ser Toda a nossa vida Tudo o que somos Tudo o que temos E tudo o que amamos Dedicamos nossos corações E nossas almas A vós dedicamos nosso lar E nosso país Conscientes que através Dessa consagração Nós agora prometemos-vos Viver cristalmente Praticando as virtudes Da nossa religião Sem nos envergonharmos De testemunhar a fé Ós sacratíssimos corações De Jesus e de Maria Está esta humilde oferta de entrega De cada um de nós Através deste ato De consagração Nossa esperança é colocada em vós Com a certeza de que jamais Seremos confundidos Sagrado coração de Jesus Eu confio em vós Imaculado coração de Maria Seja nossa salvação Pai nosso Que estás nos céus Santificado seja Vosso nome Venha a nós o vosso reino Seja feita a vossa vontade Assim na terra Como nos céus O pão nosso de cada dia Nos dai hoje Pero ai-nos as nossas ofensas Assim como nós perdoamos A quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação Mas livrai-nos do mal Amém Ave Maria Bendito sois vós entre as mulheres E bendito é o fruto do vosso ventre Jesus Santa Maria, Mãe de Deus Rogai por nós pecadores Agora e na hora de nossa morte Amém Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo Como era no princípio Agora e sempre Amém Dá-nos a benção, Frei Policarpo Benção de proteção A nossa proteção está no nome do Senhor Que fez o céu e a terra Que o Senhor te abençoe e te guarde Em todos os teus caminhos Na cidade e no campo De dia e de noite E em todas as situações Seja o Senhor o Vosso reino Amém Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo Como era no princípio Agora e na hora de nossa morte Amém De todas as situações Seja o Senhor o teu guarda e protetor Que o sangue de Jesus Seja cobertura E escudo para ti E teus familiares Em nome do Pai e do Filho E do Espírito Santo Amém E a gente também gostaria de Já no final do nosso programa Agradecer a também Todos aqueles que nos acompanharam Pela TV, Rádio Web Jurema Vocês que nos Participaram conosco, mandando Suas orações, os seus pedidos Muito obrigado E até o nosso programa Que vem, vai ser uma grande festa Contamos também com a Presença da Vera Andreotti Que mandou agora um abraço No final do nosso programa E não deixe de participar mais uma vez Mandando para os seus amigos Seus familiares, sua comunidade de fé Vamos aumentar a nossa A nossa Grupo de amigos Que participam, que caminham juntos Que andam conosco Nos caminhos de Assis Porque com Francisco E Clara Nos caminhos de Assis Paz e Bem Que tem O dom de amar E sabe Perdoar E deu a vida Para Salvar Jesus Manda Teu Espírito Para Transformar Teu coração Jesus Manda Teu Espírito Para Transformar Teu coração Às vezes No meu peito Bate um coração De pedra Mas guardo Sem vida Aqui dentro ele me Desperta Não quer saber Se amar Nem sabe Perdoar Quer tudo E não sabe Partilhar Jesus Manda Teu Espírito Para Transformar Teu coração Jesus Manda Teu Espírito Para Transformar Teu coração Lava, purifica E restaura O mundo de novo Será Do nosso Deus E nós seremos O teu povo Tem ramas Sobre nós Água do Anjo O Espírito de Deus, nosso Senhor Jesus Manda Teu Espírito Para Transformar Teu coração Jesus Manda Teu Espírito Para Transformar Meu coração Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música Música