The podcast discusses the use of technology in promoting women's rights. Technology has played a crucial role in advancing gender equality by providing women with access to communication tools like the internet and mobile devices. Social media and digital platforms have become allies for women in expressing their opinions and advocating for their causes. However, there are also challenges, such as online harassment and limited access to technology. It is important to have public policies and private initiatives to promote digital inclusion for women, including providing access to technology and the necessary skills to use it effectively.
Bom dia, eu vou estar gravando esse podcast referente Ă matĂ©ria de tecnologias aplicada ao ensino da Universidade Federal do PiauĂ, do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Cidade de Bom Jesus. O tema Ă© sobre os direitos das mulheres e o uso de tecnologia. A luta das mulheres por seus direitos Ă© um tema que cada vez mais tem se destacado na sociedade atual. Levando em consideração que mulheres em toda parte do mundo tĂŞm cada vez mais buscado e reivindicado seus direitos, buscando a igualdade de gĂŞnero em diversas esferas da vida, incluindo no âmbito tecnolĂłgico, que atravĂ©s do surgimento e desenvolvimento de tecnologias tem se desempenhado um papel fundamental na garantia da igualdade de gĂŞnero, pois devido-se ter acesso aos meios comunicativos, como Ă© o caso da internet e dispositivos mĂłveis, as mulheres tĂŞm conseguido ampliar suas vozes e participar ativamente das discussões polĂticas, sociais e econĂ´micas da atualidade.
Com as suas persistĂŞncias e lutas por direitos iguais, as redes sociais e plataformas digitais tĂŞm cada vez mais se tornado aliadas nessa luta, pois atravĂ©s do uso dessas ferramentas poderosas de comunicação para as mulheres expressarem suas opiniões e defenderem suas causas, Ă© possĂvel cada vez mais alcançar um maior nĂşmero de pĂşblico, pois atravĂ©s dessas experiĂŞncias e ideias, criando uma rede de apoio e solidariedade entre si, alĂ©m disso a tecnologia tem facilitado a organização de movimentos feministas e a mobilização em prol de pautas especĂficas, como o combate Ă violĂŞncia de gĂŞnero e Ă discriminação no ambiente de trabalho.
Mas alĂ©m disso Ă© importante ressaltar que nem sempre o uso da tecnologia Ă© utilizado de forma positiva para esse grupo de mulheres que lutam por igualdade, pois a exposição de forma excessiva nas redes sociais pode resultar em assĂ©dio virtual, invasĂŁo de privacidade e disseminação de discurso de Ăłdio, assim causando transtorno aos grupos. Para alĂ©m disso existe ainda a desigualdade de acesso Ă tecnologia que se torna um obstáculo que tem que ser superado. Um exemplo que deixou claro a desigualdade em uso de tecnologia e internet foi a pandemia mundial de coronavĂrus, no qual muitas pessoas deixaram de ter acesso a benefĂcios pelo simples fato de nĂŁo ter acesso Ă s tecnologias.
E quando se observa o movimento feito por mulheres, Ă© possĂvel notar que as mesmas enfrentam dificuldades para adquirir dispositivos eletrĂ´nicos e ter acesso Ă internet de qualidade, o que limita suas possibilidades de participação e inclusĂŁo digital e assim muitas vezes ficando excluĂdos de eventos nos quais deveriam estar presentes. Dentro das dificuldades, Ă© possĂvel observar que sĂŁo enfrentados ainda na atualidade, Ă© preciso ressaltar o quanto Ă© fundamental que haja polĂticas pĂşblicas e iniciativas privadas voltadas para a inclusĂŁo digital das mulheres, para assim ser possĂvel melhor garantir o acesso igualitário e possibilitar que essas mulheres, alĂ©m de ter o equipamento, elas tenham capacitações para conseguir manusear essas tecnologias de forma correta.