The reading is about the completion of the construction of the house of God and the celebration of Passover. King Darius wrote a letter ordering the governor of the territory to continue the work on the Temple of God. The elders of Judah were instructed to build the house of God, and they were to be reimbursed for their expenses. The elders successfully completed the construction according to the prophecies of Haggai and Zechariah, as well as the orders of the Persian kings. The house of God was finished in the sixth year of Darius' reign. The Israelites celebrated the dedication of the house with joy, offering various sacrifices. They also established the priests and Levites for the service of God in Jerusalem. The exiles celebrated the Passover, having purified themselves along with the priests.
Primeira leitura Leitura do livro de Esdras 6, 78.12b.1420 Puderam terminar a construção da casa de Deus e celebraram a Páscoa. Naqueles dias, o rei Dário escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrates, que prosseguam os trabalhos no Templo de Deus. Que o governador de Judá e os anciãos dos judeus edifiquem a casa de Deus no seu lugar. Também ordenei como se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus que constroem aquela casa de Deus.
Com os bens do rei, deveis reembolsar religiosamente sem interrupção aqueles homens por tudo que gastarem. Eu, Dário, dei esta ordem. Que ela seja pontualmente executada. E os anciãos dos judeus continuaram a construir, com êxito, de acordo com a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Adá, e puderam terminar a construção conforme a ordem do Deus de Israel e as ordens de Ciro, de Dário e de Artaxerxes, reis da Pérsia. Esta casa de Deus foi concluída no terceiro dia do mês de Adá, no sexto ano do reinado de Dário.
Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados, celebraram com alegria a dedicação desta casa de Deus. Ofereceram, para a inauguração desta casa de Deus, cem touros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e, como sacrifício pelo pecado de todo Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel. Estabeleceram também os sacerdotes, segundo suas categorias, e os levitas, segundo suas classes, para o serviço de Deus, em Jerusalém, como está escrito no livro de Moisés.
Os deportados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. Como todos os levitas se haviam purificado, juntamente com os sacerdotes, estavam puros e, assim, imolavam a Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para os sacerdotes e seus irmãos e para eles próprios. Palavra do Senhor. Graças a Deus.