Adrien, the financial director of the company Hardwork, discusses his role in overseeing the financial health of the company. He has been working in finance for about 15 years and has experience in various aspects of financial management. The demand for the company's products and services is influenced by the number of people studying medicine and their interest in pursuing residency. Hardwork uses marketing strategies to attract potential customers, emphasizing their brand and unique offerings. The company faces competition from established companies with in-person study methods, but also competes with other online education providers. Hardwork focuses on controlling costs, especially in sales and marketing, to ensure profitability.
O meu trabalho de academia empresarial, estou aqui com o Adrien, o diretor financeiro da empresa Hardwork. Adrien, vocĂȘ pode falar um pouco sobre o seu cargo na empresa? Claro, vai ser um prazer. O meu cargo na empresa, ele representa a responsabilidade pela saĂșde financeira da empresa, entĂŁo eu tenho que olhar todos os aspectos que envolvem o futuro financeiro, tanto da parte de arrecadação quanto da parte de despesas, para poder entender se essa empresa vai ficar saudĂĄvel atĂ© quando.
Ok, e vocĂȘ trabalha aqui na empresa hĂĄ quanto tempo? Eu trabalho aqui nessa empresa hĂĄ pouco tempo, hĂĄ dois meses, mas eu trabalho no grupo jĂĄ hĂĄ seis anos. VocĂȘ trabalha na ĂĄrea financeira hĂĄ muito tempo na sua vida? Sim, eu trabalho no financeiro jĂĄ vai ter uns 15 anos aproximadamente, mas eu trabalho em coisas diferentes ao longo desse tempo, com dados, com gestĂŁo da receita, com gestĂŁo do conto a receber, entĂŁo eu jĂĄ olhei vĂĄrios aspectos diferentes.
Quais sĂŁo os principais fatores que influenciam a demanda pelos produtos ou serviços da empresa? A empresa utiliza alguma estratĂ©gia especĂfica para estimular a demanda? Perfeito, boa pergunta, a gente sofre influĂȘncia, no nosso mercado de preparação para residĂȘncia mĂ©dica, a gente sofre influĂȘncia do nĂșmero de pessoas que estĂŁo estudando medicina hoje e de quantas vĂŁo passar a estudar no futuro, infelizmente o mercado estĂĄ crescendo, as vagas para a medicina estĂŁo aumentando e o grupo de pessoas que estudam medicina estĂĄ cada vez maior, ao mesmo tempo, nem todas as pessoas que estudam medicina querem fazer residĂȘncia, residĂȘncia Ă© aquela etapa que vocĂȘ faz depois da faculdade de medicina para se preparar para entrar em mais detalhes de algum tema que vocĂȘ escolheu especĂfico para a sua carreira.
Em cursos comuns seria como se fosse a pĂłs-graduação? Como se fosse a pĂłs-graduação, sĂł que ela tem um carĂĄter prĂĄtico, vocĂȘ faz a residĂȘncia mĂ©dica em hospitais, entĂŁo vocĂȘ acaba desenvolvendo um pouco mais a prĂĄtica e como nem todo mundo segue essa carreira, a gente jĂĄ pede no meio do caminho algumas pessoas que poderiam ser clientes caso elas gostariam, quisessem fazer a residĂȘncia mĂ©dica, mas vamos pegar o pĂșblico que quer fazer a residĂȘncia mĂ©dica desse pĂșblico, alguns vĂŁo estudar para a prova, enquanto outros vĂŁo entrar meio naturalmente, porque jĂĄ sĂŁo preparados, porque vĂŁo fazer a residĂȘncia na mesma escola que elas estudaram a graduação, mas pegando quem vai se preparar, alguns vĂŁo estudar por conta prĂłpria e alguns vĂŁo querer fazer um cursinho preparatĂłrio, aĂ que a gente entra, entĂŁo atĂ© aqui vocĂȘ observa que lĂĄ de todo mundo que faz medicina, atĂ© quem vai querer fazer residĂȘncia e quer estudar com um cursinho, a gente foi afunilando, Ă© o que a gente chama de funil, realmente, e desse grupo que quer fazer cursinho, alguns vĂŁo escolher a Hardwork enquanto outros vĂŁo escolher outras marcas, a gente tenta entender quantas pessoas vĂŁo chegar nessa fase, quantos por cento de todo mundo que faz graduação de medicina querem fazer cursinho para a residĂȘncia na Hardwork, e para influenciar essas decisĂ”es a gente tenta fazer coisas como, falar um pouco mais sobre a marca, entĂŁo disseminar a marca pelo mercado, contar um pouco dos nossos diferenciais, o que a gente faz que o concorrente nĂŁo faz, o que a gente se preocupa mais que o concorrente, para poder construir a marca na cabeça dessas pessoas.
Ok. VocĂȘ consegue me dar uma breve introdução do que Ă© o Hardwork? Claro. A Hardwork Ă© uma empresa que trabalha a preparação dessas pessoas, desses mĂ©dicos que querem fazer residĂȘncia mĂ©dica, Ă© uma empresa jovem de 5 anos, fundada por dois mĂ©dicos e que hoje tem o apoio de uma terceira pessoa jurĂdica, que Ă© uma empresa que Ă© um grupo grande de graduação, de ensino, e essa empresa, a Hardwork, ela tenta se estabelecer no mercado com soluçÔes online, com plataformas, com aplicativos, com soluçÔes que a pessoa vai poder fazer da casa dela, ou de onde ela estiver, do hospital onde ela estĂĄ trabalhando, do ĂŽnibus que ela estĂĄ, de onde ela estiver.
Torna o mĂ©todo de dodo mais acessĂvel. Exatamente. Quando uma empresa enfrenta algum tipo de concorrĂȘncia significativa no mercado, como a empresa se posiciona em relação aos seus concorrentes em termos de preços, qualidade e financiação de produtos? Claro. No nosso mercado tem uma coisa muito interessante, porque existe uma empresa que estĂĄ hĂĄ mais tempo no mercado, ela jĂĄ Ă© muito bem estabelecida e ela tem um mĂ©todo presencial de estudo. EntĂŁo, por ela ser desse jeito, antiga e ter um mĂ©todo bem consolidado, ela domina o mercado.
Enquanto isso, tem outras empresas que são mais novas, que usam métodos de ensino à distùncia e que tentam concorrer principalmente com essa maior. E entre as empresas que fazem o ensino online, a gente jå tem uma competição, porque a gente usa o mesmo método. Mas o conjunto de empresas, incluindo a gente, que trabalha o ensino online, tenta atacar o mercado que essa outra enorme ataca usando o método presencial. Então, o nosso desenho de mercado é, tem uma empresa dominante e tem outras entrantes que querem dominar o mercado.
E a luta Ă© diĂĄria nesse cenĂĄrio. Uma competição. Ă. Como o hardware que lida com a variação nos custos de produção, existe alguma estratĂ©gia especĂfica para lidar com os aumentos dos custos de matĂ©ria-prima ou de mĂŁo de obra? A gente tem precisamente dois custos, um custo Ă© um custo com pessoas, como a gente cria conteĂșdo, e sĂŁo pessoas que fazem isso, nĂŁo mĂĄquinas, a gente tem os custos relacionados a esses professores, eles sĂŁo mĂ©dicos, eles sĂŁo professores, e eles tem um custo atĂ© bastante previsĂvel, porque a gente faz contratos anuais, e a gente consegue jĂĄ ter uma noção de quanto vai ser gasto ao longo do ano.
Mas tem um outro, que sĂŁo os custos com eventos, como a gente faz aulas online e tem uma plataforma com custos super previsĂveis, essa parte nĂŁo Ă© preocupante, mas quando a gente vai para fora, para disseminar a marca por aĂ, Ă© ali que mora o perigo se a gente nĂŁo conseguir controlar o custo direitinho, porque se a gente faz eventos cada vez mais distantes e cada vez mais elaborados, o custo aumenta muito. EntĂŁo o trabalho mais importante Ă© de controlar esses custos, os que a gente chama de custos de vendas e marketing, porque Ă© um custo para a divulgação da marca, a divulgação dos professores, das plataformas, entĂŁo Ă© onde a gente estĂĄ mais cuidado, e o restante Ă© um pouco mais controladinho.
Muito obrigada Adrian pela entrevista, vocĂȘ foi muito Ăștil.