Today, we're talking about Egypt, a land rich in history and civilization. It's known for its grand pyramids, particularly the Great Pyramid of Giza. This pyramid was built over 3,800 years ago and is the largest of the seven wonders of the ancient world. It stands at 147 meters tall and is made up of approximately 2.5 million stone blocks, each weighing over a ton. It took 20 years and 100 workers to construct. The other two main pyramids are the Pyramid of Khafre, built for the pharaoh Khafre, and the Pyramid of Menkaure, built for the pharaoh Menkaure. These pyramids were also built with great precision and are still standing today. There are various theories about their construction, including the idea that water was used to transport the heavy stones. Egypt is not the country with the most pyramids; that title belongs to Sudan, which has 255 pyramids compared to Egypt's
OiĂȘ, tudo bem? EntĂŁo, hoje vamos falar sobre o Egipto, uma terra rica em histĂłria e civilização. Ă mundialmente conhecida por suas grandiosas pirĂąmides, verdadeiras trissemĂlias do esplendor da antiga cultura egĂpcia. Localizada principalmente na planĂcie de GizĂ©, nos arredores do Cairo, localizada tambĂ©m no nordeste do continente africano. Vamos falar sobre as trĂȘs primeiras pirĂąmides, as principais trĂȘs pirĂąmides. Vamos falar da maior, a PirĂąmide de Keops. Feita por mais de 3.800 anos e tem 147 metros de altura, erguida para servir como tolo alfaraĂł Keops.
Ă a maior das pirĂąmides e a Ășnica remanescente das sete maravilhas da Lua do Antigo. E ela tem aproximadamente 2.500 milhĂ”es de blocos de pedra, que pesam mais de 1 tonelada cada. O peso estimado da construção pode chegar perto de 6 milhĂ”es de toneladas. Segundo o historiador HerĂłdoto, foram necessĂĄrios 20 anos e 100 trabalhadores para construir a grande pirĂąmide. Bom, mas o trabalho foi bem feito, tanto que estĂŁo aĂ atĂ© hoje. E se compararmos com as sete maravilhas do mundo antigo, as pirĂąmides de GizĂ© sĂŁo as Ășnicas maravilhas em pĂ©, hoje.
A segunda pirĂąmide Ă© a PirĂąmide de Khephren. ConstruĂda para o faraĂł Khephren, filho de Keops, Ă© a segunda maior pirĂąmide de GizĂ©. Destaca-se pela espinja, uma estĂĄtua colossal com a cabeça de Khephren e corpo de leĂŁo, localizada prĂłximo Ă pirĂąmide. E a precisĂŁo com que as pirĂąmides foram construĂdas continua a intrigar arqueĂłlogos, engenheiros e atĂ© cientistas modernos. E tambĂ©m tem diversas teorias especulativas sobre a relação das pirĂąmides com constelaçÔes e seu alinhamento com a prisĂŁo geomĂ©trica.
Alimentam mistĂ©rios em torno dessas estruturas icĂŽnicas. E pelo ponto do seu alinhamento, diversas pessoas pensam que a pirĂąmide maior Ă© Khephren, mas nĂŁo Ă©. Miquirines Ă© a outra pirĂąmide, Ă© a menor das trĂȘs principais. Foi construĂda para o faraĂł Miquirines, filho de Khephren. O Egito pode ser conhecido como a terra das pirĂąmides, mas nĂŁo Ă© o paĂs com mais pirĂąmides. Esse tĂtulo pertence a SudĂŁo, outro paĂs africano. Os egĂpcios tĂȘm 138 construçÔes e os sudaneses tĂȘm 255 pirĂąmides no seu territĂłrio.
Mas as pirùmides do Sudão foram feitas por outros povos em outra época e são 500 anos mais jovens. Muita gente hoje, por não entenderem bem como funciona naquela época, fala que extraterrestres participaram da construção ou também que as pirùmides viram do nada. Só pareceu, mas não é bem assim não. E achar que eles não tinham potencial para construir as pirùmides é algo preconceituoso, considerado até como xenofobia. E tem uma teoria que parece maluca, mas que faz todo sentido.
Elas dizem que os egĂpcios usaram ĂĄgua para fazer transporte de pedras tĂŁo pesadas. As pedras eram cortadas e moldadas na ĂĄgua. Depois delas serem cortadas com precisĂŁo, bichiques de animais e outros objetos flutuantes eram colocados nas pedras, o que facilitava o transporte. Os egĂpcios tinham dutos desde o rio Nil atĂ© cada nĂvel das pirĂąmides. E a teoria Ă© que as pessoas acreditavam que as pirĂąmides foram construĂdas a partir de rampas ziguezadas, o que hoje as pessoas nĂŁo vĂȘem mais sentido.
Mas tem também a lùmpada espiral, talvez a primeira teoria que faz sentido.