The transcription is a reading from the Book of Numbers, where the Lord spoke to Moses and instructed him to send men to explore the land of Canaan. After forty days, the men returned and described the land as abundant with milk and honey, but also inhabited by strong people and fortified cities. Despite some urging to conquer the land, others were afraid and spread negative reports, causing the community to cry and complain. In response, the Lord declared that the people would wander in the wilderness for forty years, and those who complained would not enter the promised land. The reading concludes with gratitude to God.
LEITURA DO LIVRO DOS NÚMEROS 13 1-2.2514-1.26-30.3435 DESPREZAR A UMA TERRA DE DELÍCIAS Naqueles dias, o Senhor falou a Moisés, no deserto de Faran, dizendo, envia alguns homens para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Enviarás um homem de cada tribo, e que todos sejam chefes. Ao fim de quarenta dias, eles voltaram do reconhecimento do país, e apresentaram-se a Moisés, a Arão e a toda a comunidade dos filhos de Israel, em Cades, no deserto de Faran.
E, falando a eles e a toda a comunidade, mostraram os frutos da terra, e fizeram a sua narração, dizendo, entramos no país ao qual nos enviastes, que de fato é uma terra onde corre leite e mel, como se pode reconhecer por estes frutos. Porém, os habitantes são fortíssimos, e há cidades grandes e fortificadas. Vimos lá descendentes de Enak, os Amalecitas vivem no deserto do Negev, os Hititas, Jebuzeus e Amorreus, nas montanhas, mas os Cananeus, na costa marítima e ao longo do Jordão.
Entretanto, que leve, para acalmar o povo revoltado, que se levantava contra Moisés, disse, subamos e conquistemos a terra, pois somos capazes de fazê-lo. Mas os homens que tinham ido com ele disseram, não podemos enfrentar esse povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, começaram a difamar a terra que haviam explorado, dizendo, a terra que fomos explorar é uma terra que devora os seus habitantes, o povo que aí vimos é de estatura extraordinária.
Lá vimos gigantes, filhos de Enak, da raça dos gigantes, comparados com eles parecíamos gafanhotos. Então, toda a comunidade começou a gritar, e passou aquela noite chorando. O senhor falou a Moisés e Arão, e disse, até quando vai murmurar contra mim esta comunidade perversa? Eu ouvi as queixas dos filhos de Israel, diz-lhes, pois, por minha vida, diz o senhor, juro que vos farei assim como vos ouvi dizer. Neste deserto ficarão estendidos os vossos cadáveres. Todos vós que fostes recenseados, da idade de vinte anos para cima, e que murmurastes contra mim, carregareis vossa culpa durante quarenta anos, que correspondem aos quarenta dias em que explorastes a terra, isto é, um ano para cada dia, e experimentareis a minha vingança.
Eu, o senhor, assim como disse, assim o farei com toda essa comunidade perversa que se insurgiu contra mim. Nesta solidão será consumida e morrerá. Palavra do Senhor. Graças a Deus.